Translate/Traduzir

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Aprendendo a lidar com angústias e expectativas

Expectativas, anseios, angústias pelo novo, o medo do resultado são sensações que fazem parte de nossa vida, comuns de serem sentidas, mas tornam-se um problema quando tais emoções tornam-se o centro dela.

Certa vez, quando eu estava no cursinho, ouvi o melhor conselho de minha vida... Os alunos ansiosos pelo vestibular, angustiados com o resultado que poderiam obter, se passariam ou não, pediram uma sugestão para um dos professores, o único que não tomou iniciativa de sugerir alguma técnica ou a passar alguma palavra de conforto. Lembro-me das palavras dele:

- Não sei pessoal, vocês ficam nervosos nessas situações?

Todos os alunos ficaram pasmos com a pergunta, pois para nós era bastante lógico ficarmos nervosos, afinal, ao ingressar na faculdade estaríamos nos preparando para ter nossas profissões e, isso era algo muito importante, pois além de nossas próprias expectativas, nossas famílias também tinham anseios pelo resultado.

O professor acrescentou:

- Não sei pessoal... eu nunca fiquei nervoso com nada, não entendo porque vocês estão assim.

- Mas como, professor?!!

- Ahh, não sei. Acho que sou o tipo de pessoa que sabe dar o valor que as coisas têm. Se eu puder aconselhar algo para vocês, hoje, é isso. Deem o valor real para as coisas! A faculdade é um evento importante em nossas vidas? Sim, claro. Mas e se não passarmos naquela faculdade e, se não entrarmos agora na faculdade? É só uma faculdade, e vocês são muito mais, podem muito mais. Portanto, esse é o meu conselho para que vocês lidem melhor com essa ansiedade, esse medo. Aprendam a dar o valor que as coisas têm!

Não sei quanto aos outros alunos, mas esse conselho me deixou bastante reflexiva, acho que foi o melhor conselho que já ouvi em toda a minha vida, depois de ouvi-lo, consegui passar no vestibular e, sempre que me vejo muito angustiada ou sofrendo em alguma situação, eu me lembro dessas palavras: “Aprender a dar o valor que as coisas têm”.

Em alguns momentos de nossas vidas, algumas coisas são muito importantes, seja o nosso trabalho, estudos, amigos, relacionamentos, nos sentirmos aceitos, enfim, são inúmeras possibilidades. E, em alguns casos, esses problemas acabam tomando o foco de nossas vidas. A melhor forma de lidar com o sentimento de angústia, ao esperar um resultado, ou lidar com alguma frustração quando não aceitamos o resultado obtido é compreendermos que a vida é muito mais que essa etapa que estamos vivendo... Nossa vida não está condicionada ao nosso trabalho em uma empresa específica ou cargo específico, nossa felicidade não está limitada ao lado de uma única pessoa, nossa vida não está limitada aquele ano... haverá muito mais. E devemos estar cientes de que SOMOS MAIS!

Resultados negativos são apenas respostas de que naquele momento a abordagem utilizada não era a mais adequada, que precisávamos de mais experiência, ou que não era aquele o caminho. As coisas mudam e, algo que queremos muito hoje, amanhã podemos não querer mais. Algo que nos faz sentido hoje, amanhã talvez não faça mais. E somos muito mais, pois, podemos mudar nossas opiniões, podemos mudar o nosso foco, nossos interesses, empregos, amigos, relacionamentos conjugais, mas o que fica é a nossa essência, todo o aprendizado que obtivemos a partir dessas respostas, daquilo que um dia queríamos ou necessitávamos e, hoje, não mais.

Todas essas fases passaram, muitas coisas mudaram, mas o que, de fato, nos restou foi a capacidade que adquirimos, a resiliência que desenvolvemos, a experiência e maturidade que ganhamos, pois são coisas que independente do foco que venhamos ter nos acrescentará, nos trouxe condições para lidarmos melhor.

A sugestão que dou é refletirmos sobre as situações que passamos hoje e, que de alguma forma nos provocam dor e questionarmos se realmente estamos dando o seu real valor e se estamos nos dando o valor que merecemos e, caso não estivermos, lembrarmos do quanto somos e podemos ser mais!

Axé!
Boa semana!
Equipe UCJ- por Caroline Nagao- Life e Spiritual Coaching



Nenhum comentário:

Postar um comentário