Translate/Traduzir

terça-feira, 13 de maio de 2014

Preto-Velho: Sabedoria, Humildade e Perseverança!

Na umbanda, temos três graus distintos: 

- O arquétipo criança, que é a etapa que estamos conhecendo, a nossa mente está aberta ao novo, as descobertas, livre de preconceitos, a fase que ouvimos, que nos colocamos a prova do aprendizado.

- O arquétipo caboclo, que representa o arquétipo do jovem, aguerrido, vigoroso, que caça, que busca pelos seus propósitos.

- O arquétipo do preto-velho, que representa pessoa que já passou pela fase de aprendizado e descoberta da criança, que já aquietou o espírito aguerrido e questionador do jovem e, hoje conta suas experiências, seus aprendizados, entende todos os tropeços pelos quais passou como etapas necessárias para seu aprendizado e evolução.

São espíritos que nos mostram arquétipo da experiência. Aqueles que por tudo passaram e venceram e, portanto, cada palavra expressa por eles nos transmite fé, consolo, pois a partir de sua voz mansa e palavras doces, eles nos ensinam a nos aceitarmos, aceitar o melhor que temos, a aceitar cada erro e acerto como ações necessárias para o nosso aprendizado, nos orientam a perceber que tudo na vida passa e podemos tirar o melhor aprendizado de tudo o que vivenciarmos. As lágrimas que rolam dos nossos olhos hoje, serão usadas para confortar aqueles que passarem por igual situação no futuro.

A partir da sabedoria manifestada por eles, nossos amados vovôs e vovós nos aconselham, nos fazem refletir sobre como termos um caminhar mais leve, a caminhar longe dos espinhos, termos o discernimento de apenas concentrarmos a nossa energia nas coisas que valem a pena, a aceitarmos o melhor que cada pessoa e cada situação pode nos oferecer, não para nos acomodarmos, mas para que tenhamos o melhor aprendizado daquilo que precisamos passar naquele momento.

Se hoje, o seu espírito sofre com alguma dor, mágoa, falta de aceitação... Eleve seu pensamento a corrente dos pretos velhos e peça a eles que te capacitem a passar pelas etapas da vida sem dor, tirando o melhor aprendizado que puder.

Que eles possam nos abençoar com a paciência, sabedoria, fé e a esperança de que dias melhores virão.

Que nos ensinem a benção de passar por cada etapa sem dor.

Que nos ensinem a flexibilidade de passarmos por algumas etapas em nossas vidas sem nos chocarmos até nos ferir.

Que nossos amados vovôs e vovós abençoem cada um de seus filhos, estimulando em cada um deles a paciência, o caminhar seguro, a calma e tranquilidade daquele que crê!

Salve os Pretos Velhos!
Adorei as Almas!

Axé!
Equipe UCJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário