Translate/Traduzir

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Despachos na Umbanda

          Muitas pessoas têm dificuldade de entender o fundamento de DESPACHOS na Umbanda. Muitas vezes, deixam de ser beneficiadas por pré-conceitos e falta de informação nossa, próprios Umbandistas, que, muitas vezes não nos preocupamos com certos rituais. E o despacho é mais um deles.
O despacho dentro da Umbanda é um dos recursos mais utilizados para benefício das pessoas e, quando bem feito, desencadeia verdadeiros milagres, afastando espíritos obsessores, trabalhando na cura, no equilíbrio, na positivação, na energização, na abertura de caminhos com os elementos colocados na Natureza – em complemento as orientações que as entidades passam em atendimentos.
Lembrando que: nenhum dos elementos é usado na Umbanda como “comida” para a entidade clamada ou para os Orixás. Mas sim, são usados como elementos mágicos que são manipulados pelos guias espirituais que utilizam da sua essência material natural (da natureza do alimento), retirando dali as energias necessárias para o trabalho pedido.
Essas essências abrem verdadeiros portais nos Santuários Naturais (Pontos de Forças indicados pela entidade), se projetando até a pessoa ou ao local que precisa ser trabalhado, irradiando seu Axé, sua essência divina, as Forças e Bênçãos da oferenda.
Abaixo, segue uma adaptação de um procedimento para despachos. Como tudo na vida, se fizer direito, estará se beneficiando por completo. Agora, se fizer de qualquer jeito, você também sai de qualquer jeito.

Procedimento para um bom despacho

1) Pegue os elementos com a Mão Esquerda e coloque-os em uma sacolinha (não coloque dentro do bolso ou bolsa para que ele não entre em contato com o corpo ou com objetos de uso pessoal);
2) Quando sair do trabalho espiritual, vá direto para o local indicado pelo Guia;
3) Quando chegar nesse local (ponto de forças), fazer a seguinte oração:
                “Amado Senhor Deus, Sagradas forças responsáveis por esse ponto de forças, Vos peço licença para deixar aqui meu despacho para que continue o trabalho já começado pelo Guia Espiritual _______________________________ (nome do Guia). Amém!”
4) Colocar o despacho com a Mão Esquerda no local escolhido e dizer:
“Sagrado Sr. _______________________________ (nome do guia), em nome de Deus e respeitosamente Vos peço que recolha e anule esse despacho. Amém”!
5) Depois disso feito, dizer a seguinte oração:
“Sagradas forças responsáveis por esse ponto de forças, Sagrado Sr. _______________ (nome do guia), Vos agradeço por todo amparo que me deram e peço licença para sair do Vosso ponto de forças. E que os senhores possam reter e recolher nesse Vosso campo quaisquer cargas negativas que ainda restarem em meu espírito, em nome de Deus. Amém!”
6) Dar 7 passos para trás e ajoelhar no último, fazendo um agradecimento para Deus com suas próprias palavras. Quando acabar, levantar-se, virar de costas e ir embora.

Lembre-se: Nenhuma entidade (de Oxalá a Exu) que esteja em nome de Deus poderá lhe fazer mal. Confie sempre no poder divino. “Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade”

Adaptado do Livro “Rituais Umbandistas”. Autor: Rubens Saraceni. Editora Madras

Abraços,
Equipe UCJ  - Franz Meier e Fabiana Cardoso

11 comentários:

  1. Ola meu nome é Fernando, só gostaria de fazer uma observação em relação aos despachos, eu não sou da umbanda mas sou espirita e vejo os despachos de uma certa forma meio desrespeitosa com a natureza no sentido de deixar espelho e materiais plasticos em cachoeiras, jogar um monte de flor e vela no mar em dia de yemanja e depois tudo volta pra praia, então ao inves de usar materias que prejudicam o meio ambiente, usar frutas ou algo que deteriore facil, mesmo porque eu acredito que os elementais da natureza não gostam de sujeira, fica ai a observação aos mediuns pensarem bem em seus trabalhos e realmente ver se é necessarios deixar materiais anti ecologicos em seus despachos, vamos ser mais conscientes tbm, umbanda tbm é inteligente e trabalha com a natureza e não suja seus pontos de força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por razão,cada caso e um motivo para qui seja diferente de muitos os outros, porque pra mim a uma diferença do que se oferece e do qui se despacha, um e por gratidão e oferenda e outro por limpeza e descarego. Mas melhor mesmo e não e ter um invejoso aos aredores.

      Excluir
    2. Sou umbandista e concordo plenamente, é um grande desrespeito. A umbanda respeita a natureza. O verdadeiro umbandista recolhe os elementos que usa em seus cultos quando feitos ao ar livre, seja na mata, seja na praia ou em qualquer lugar. Alguidás, velas, palitos de fósforo, nada pode ficar emporcalhando o ambiente, nem mesmo a parafina da vela em uma pedra é admissível deixar. Lutamos para levar essa consciência a todos os irmãos umbandistas.

      Excluir
  2. QUERO SABER ONDE DEVO EXATAMENTE DESPACHAR UMA CABEÇA DE CERA
    OBRIGADA
    MUITO AXÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEPENTE SE FOR PARA FAZER MAL. NO CENIBTERIO SE FOR PROMESSAS NO JUAZEIRO SE FOR PARA CURAR TANTO PODER SER NO CENITERIO COMO EM OUTO LUGAR , DEPENTE DO QUE VC, QUE FAZER

      Excluir
  3. Olá, gostaría de saber qual o horário certo para fazer despachos?

    ResponderExcluir
  4. OLA
    VC,FAZ A OFERENDA AREIA ,TIRAR O E BOL QUANDO CHEGA DA ENTREGA DO EBOL. VC NUM DERRAMA AS AGUAS DAS GUARDINHA. OQUE ISSO SIGNIFICA

    ResponderExcluir
  5. Tive um sonho sinistro com um despacho. Um prato de barro com pimenta e fezes. Na noite anterior, sonhei com um cachorro que defecava em minha cabeça, mas não dei tanta importância quanto ao último. Acontece que ultimamente tenho ficado doente direto, inclusive, posso estar com problema de rins, sendo que sou bem nova. Fui ao médico, vou sempre, mas quando melhoro, logo aparece outras. No dia anterior ao sonho com pimenta e fezes, tive uma dor de cabeça terrível e de repente, mas depois passou. Desconfio de uma pessoa que não me gosta, pois já namorou me namorado. Aliás, ultimamente, não tenho sido a mesma sexualmente. Acabo sentindo um sono anormal ou dores. Não sou assim, naturalmente! Isso sem contar que, vez ou outra, me sinto motivada a brigar com meu namorado, a provocá-lo, embora eu o quero bem e desejo viver em paz com ele, mas é como se o impulso me estivesse sendo mais forte. Eu sou católica, frequento a igreja, embora ultimamente, por falta de tempo, não tenho ido. Respeito as demais religiões e se eu não soubesse que as outras religiões e seitas existem não estaria procurando ajuda aqui. Frequento a igreja católica porque me sinto bem, mas não ignoro ou desrespeito as demais crenças/ religiões. Infelizmente, meu namorado é católico de um modo que não enxerga que muitas coisas negativas que ocorrem em sua vida pode estar ligado a, por exemplo, uma macumba. O que não compreendo é que a pessoa que desconfio é evangélica. Isso me põe dúvidas, pois pode ser alguém que nem imagino. Penso, talvez, que alguém possa não ter feito um despacho para mim, mas está mentalizando de forma negativa à minha pessoa e veio como símbolo as fezes com pimenta. Por favor, me ajudem a interpretar e a obter ajuda, só quero paz para mim, meu namorado e seja lá quem for. Não quero o mal desta pessoa, apenas, que se conscientize e me tire de sua mirada.

    ResponderExcluir
  6. Procure Deus, ele é um real, e envia seu espírito para nos livrar dos males da terra

    ResponderExcluir
  7. Não vá se dê encontro com o ocultismo, isso não é bom, eu já fui, e de nada me acrescentou. Fui fiel ao ocultismo, e com o passar do tempo, a verdade foi aparecendo, muito tempo eu perdi, até acordar. Procure uma igrejinha, não procure grandeza não, por Deus não está lá, mas procure a Deus, com humildade, e amor, que isso sim é saber viver.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Fiz um pedido aos Eres e já queria até desfazer o altar porque já havia passado mais de 30 dias. Mas aconteceu. Não por muito tempo e nem como eu queria, mas aconteceu. Prometi doces, balas e refrigerante. Na minha cidade, as pessoas são muito fofoqueiras e não tem praças bonitas com balanços, flores e crianças brincando. Posso fazer esta oferenda dentro de casa? E depois de 12 horas jogar fora ou não? Me auxilie, por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir