Translate/Traduzir

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vamos Saravar, Mãe Yemanjá...

Vamos todos juntos,
Levar flores pro mar" - Ponto de Umbanda



Por incrível que pareça, 08 de Dezembro é o dia de comemoração de Mamãe Oxum, e não de Yemanjá - que é em Fevereiro... Mas, por seu sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes, acabamos adotando esse período das duas primeiras semanas de Dezembro para homenagear a Sagrada Senhora das Águas.

Mamãe Yemanjá é mais do que senhora dos Mares, é tida - em algumas lendas - como a Mãe dos Orixás. Mas, e pra você? O que representa Mamãe Yemanjá?

Pra mim, Mamãe Yemanjá é a representação da família, aquela matrona acolhedora, com suas palavras de aceitação e direcionamento equilibrados, o colo que podemos sempre contar, a solução daquele problema que nos consumia.

Mamãe Yemanjá é beleza: além de seus cabelos escuros e compridos, traz essa característica em seus olhos como quem, mesmo sem dizer uma palavra diz: "Vai que você consegue! Confie em si mesmo!"

Mamãe Yemanjá, Senhora da Geração e da Criatividade, no meu ponto de vista, é a Mãe que nos auxilia a resolvermos nossas dificuldades, gerando e criando novas soluções para antigos problemas.

Como símbolo da maternidade, nos faz entender as diferenças entre as gerações (avós, pais, filhos...) e nos auxilia a gerar e criar as gerações que estão por vir.

Se você tem alguma dificuldade que não consegue criar uma saída, ofereça uma rosa branca e uma oração para Ela. Pode ser no seu altar de casa, do terreiro que você frequenta, na cabeceira de sua cama, ou ainda pétalas dessa mesma flor soltas dentro da fronha do seu travesseiro e peça a criatividade solucionadora que, com certeza, mais breve do que você imagina, estará envolvido com seu manto e a solução virá de alguma forma: em sonho, em conversa com amigos, por intuição...

Mas, não se limite!!! Esse é só o meu ponto de vista e a Orixá Mamãe Yemanjá é muito mais que isso!!!

Odoiá, Mamãe!!!